O que é Coaching e qual a sua função?

o-que-e-coaching-coaching

Tanto no âmbito profissional quanto no pessoal, algumas metas e objetivos são traçados no decorrer da vida.

Seja para alcançar as metas no trabalho, realizar atividades em grupo ou abrir o próprio negócio, e até mesmo para perder aqueles quilinhos ou decidir o que irá fazer para resto da vida.

Para isso, uma ajuda nunca é demais. Dos amigos, familiares, colegas de classe e de trabalho, ouvir outros pontos de vista sobre os planos traçados é um modo de enxergar o que até então não se via.

Já para os que além da ajuda de pessoas da vida pessoal queiram também ter o auxílio de um profissional para convencer e persuadir a si mesmo ou o grupo para que alcancem seus objetivos, nesse momento entra o trabalho do Coaching. Mas, o que é Coaching?

O que é Coaching

Antes de responder o que é Coaching, é interessante saber de onde surgiu esse termo. A palavra Coaching, segundo a história, é derivada da palavra “coax”, que significa persuadir.

Dessa forma, o profissional de Coaching (Coach) tem como objetivo estimular do ponto de vista externo, para que assim consiga atingir o lado interno do cliente (Coachee). Para isso, há a combinação de ações como: a perseverança, a flexibilidade, as estratégias e o insight, metodologias que comprovam sua eficácia.

O profissional de Coaching é o responsável por destravar os principais fatores em potencial da pessoa ou do grupo que está auxiliando, para que haja um maior desempenho e o desenvolvimento das habilidades e conhecimentos do cliente. Assim, melhorará seu desempenho como profissional, com a finalidade de que os objetivos traçados sejam alcançados com sucesso.

Definições de Coaching

O que define o Coaching é a procura por solução, por meio do apoio e do desenvolvimento do Coachee tanto na vida pessoal quanto profissional. Encorajando, apoiando e ajudando, o Coach dá reforços e feedbacks – informar o que está dando certo ou não – para que seu Coachee acesse o seu lado interno e externo, resultando em um melhor comportamento do cliente e, assim, melhorar o desempenho do Coachee e a sua aptidão de aprender coisas novas.

Outra definição para o trabalho do Coaching é o de interpretar o comportamento e as características do seu cliente. E, dependendo da necessidade do Coachee, o Coach precisará usar recursos diferentes para atender essas carências.

Alguns dos fatores que podem influenciar nessa mudança de recursos tem relação com o nível de complexidade da meta desejada pelo Coachee, a disponibilidade do profissional de Coach, as chances de ocorrerem erros durante a realização da tarefa, e entre outros fatores.

Portanto, a melhor forma de definir o que é Coaching é o do profissional que procura ajudar a solucionar dúvidas e problemas tanto da vida profissional quanto da vida pessoal, seja de apenas uma pessoa ou de um grupo da empresa. E, principalmente, fazer com que o próprio cliente conheça a si mesmo, para que dessa forma consiga esclarecer caminhos favoráveis para que os objetivos e metas sejam alcançados de forma produtiva e com sucesso.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *