O líder do futuro, e mesmo da atualidade, é aquele que conseguirá se comunicar com sua equipe da forma mais eficaz.

Na era digital o acesso à diversos tipos de notícias, informações e especulações o grande desafio é filtrar, trabalhar e replicar de maneira clara estas informações. E no meio de tanta informação, você se pergunta: Como Melhorar Sua Comunicação Como Líder?

Não adianta saber tudo da empresa, se o excesso de informação torna o entendimento difícil, e por isso a importância de você melhorar as sua comunicação como líder.

Mas como melhorar a comunicação nestes momentos tão difíceis?

  1. Transparência:

Evite a técnica do avestruz, de enfiar a cabeça no chão aguardando que o problema por si só, se resolva. É nesta hora que sua equipe espera de você o máximo de informação detalhada, e acima de tudo transparente. Um líder é também um bom comunicador, que inspira relações de confiança.

  1. Democratização:

Era o tempo em que quem detinha e segurava a informação tinha poder. Hoje em dia, quem mais compartilha informação relevante, é que cria melhor reputação no mercado.

Coloque-se no lugar da equipe: você iria preferir ficar ciente de uma informação relevante do seu líder, ou se uma pessoa que não é da sua equipe? Pois é, descobrir ainda que deter a informação foi parte de uma estratégia de ‘barganha’ pode causar ainda mais desconforto!

  1. Contingência:

E antes da crise? Crie uma reputação: esteja sempre em contato com assuntos que envolvam o seu negócio. Sirva sempre sua equipe de informação relevante, no momento de crise eles irão querer te ouvir.

  1. Frequência:  

Além da informação de qualidade, saber dosar a frequência certa ajuda a manter o relacionamento com seus seguidores. Mantenha seus conteúdos sejam eles no site, emails, fan pages, blogs atualizados.

 

Compartilhe sua agenda, eventos, material informativo, e evite expor aspectos de sua vida pessoal, para evitar especulações.

Seguindo estes passos você mantém um relacionamento saudável com sua equipe. Lembre-se que a transparência deve ser algo natural, que você realmente acredite. Se for forçado, pura estratégia de persuasão…